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A ilusão á serviço da criatividade


              Em seu artigo’’Ilusão Enunciativa na Canção’’ Luiz Tatit propõe que a semiótica da canção se apresenta basicamente do sentido que nasce no encontro de elementos como letra e melodia.  Os gestos entoativos que Luiz Tatit também compreende como um orientador do desenvolvimento da melodia explicando que para que se haja eficácia da enunciação é preciso que se preserve os gestos entoativos usados na fala cotidiana.
           Compreendendo Semiótica Tensiva como Semiótica Musical Tatit chama a atenção para a proximidade dos conceitos utilizados na semiótica, por músicos como andamento, tonicidade e outros aspectos.
             Para efeitos de sentido na canção, Tatit enquadra alguns exemplos que se servem dos sentidos associados à linguagem da canção  por meio de inflexões melódicas que reforçam a conexão dos enunciados com o enunciador. Os marcadores discursivos como pronomes, flexões verbais, advérbios servem tanto para aproximar quanto para se distanciar enunciador de enunciado, ou, sujeito da enunciação e sujeito do enunciado, de modo que, na canção o compositor à luz desses marcadores discursivos encontra a possibilidade de simular sua participação, se aproximando ou se distanciando. À este processo dinâmico Luiz Tatit reconhece como Embreagem Enunciativa, onde segundo Tati corresponde a um dos principais efeitos de sentido na canção a Ilusão Enunciativa. Esse efeito de distanciamento em que o artista consegue transformar o ‘’eu’’ em ‘’tu’’ promove no ouvinte uma falsa ideia de que ele, o intérprete fala de si mesmo quando interpreta e incorpora a ideia central da melodia, confundindo o ouvinte entre o que é real e o que é apenas ficção.
           Nessa reconstrução de sentido em que o ouvinte é levado em que ele não apenas ressignifica seu conceito da música mas também se percebe no mesmo sentimento do intérprete justamente pela força locutiva das canções, faz com que sejam diminuidas as fronteiras entre sujeito do canto e sujeito do conteúdo cantado, intensificando assim uma ilusão enunciativa.

    

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