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Abordagem Comunicativa

       Com foco no aprendiz e na busca de uma comunicação orientada, onde se prioriza o diálogo na aquisição de uma segunda língua, traz notoriedade à abordagem comunicativa justamente sua primazia pelo diálogo, influenciando assim nas didáticas do ensino de línguas  que, desde meados dos anos 70, com o surgimento do intercâmbio, começavam á ser ponderadas suas técnicas de ensino e a eficiência delas, exigindo mais e também impulsionando outras abordagens de ensino.
         Desde seu início a abordagem comunicativa que suscita a importância do processo comunicativo na aprendizagem deixa claro a necessidade de abordagens que priorizem não só a gramática em si mas aspectos culturais da língua alvo. Consoante a notoriedade da importância das abordagens surgiram também as diretrizes de ensino, separando entre crianças, jovens e posteriormente adultos não por mero viés separatista mas sim para a possibilidade de métodos específicos para cada faixa etária, levando em conta contextos sociais as adaptações para cada grupo linguístico.
      Mesmo não constituindo um modelo fechado de referência, um abordagem comunicativa abre perspectivas consideráveis para quaisquer mudança pedagógica. ‘’(...) priorizam unicamente a criatividade e a inventividade do aprendiz em uma prática social.’’(MARTINEZ,1948, p.68). Esta competência comunicativa almejada pelo método comunicativo, esbarra numa questão central à medida em que(nessa busca da comunicação pela própria comunicação) haja uma distinção das normas do sistema linguístico(gramática), isto implica na seguinte questão: O que significa saber uma língua?
         Martinez em seu texto cita Dell Hymes e Bachman defendendo a tese de que saber uma língua, saber se comunicar nesta língua significa também conhecer a ‘’regra do jogo’’, de modo que, conhecer um sistema linguístico de uma determinada língua implica também em saber utilizá lo em função do contexto social, desta forma, pelas ‘’habilidades’’ no ato de comunicar. Estas habilidades são: Componentes linguísticos, discursivos, referenciais e os componentes socioculturais, ou seja, as regras socias e normas da interação, o humor. 
       Contudo, dada sua importância pelo intermédio da priorização da comunicação no processo de aprendizagem, a abordagem comunicativa uma vez que demande de formas individuais e muitas vezes instantâneas, esbarra na questão de como didatizá las ou formalizá las no intuito de re produzi las. 
        De certo modo, das discussões acerca da eficiência dos métodos de abordagens já trazem consigo sua importância, pois, instaura também uma motivação em compreender como melhor se dá o processo de aquisição de uma segunda língua e também das competências linguísticas por parte do aprendiz.

Rui Charles Santos

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