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Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.
       O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.
      Em seu texto Kumaravadivelu aborda os parâmetros  para uma possível didática do pós método, oferecendo sugestões  para sua implementação mediante uma facilitação num processo de ensino que compreenda aspectos culturais, sociais e também político. Nesse sentido, em seu texto o autor que, propondo uma atenção maior aos processos de aprendizagem  do aluno, põe também em discussão o empoderamento por parte dos professores no sentido de que estes, visando uma maior eficiência da compreensão do assunto lecionado, tenha capacidade de criar suas próprias teorias de prática, avaliando o que funciona e o que não funciona. O autor encara o conceito de método não apenas às questões relacionadas a estratégias de sala de aula mas também a uma ampla gama de particularidades histórico político direta ou indiretamente influenciam no processo educativo de uma segunda língua.
      Sob o prisma de que qualquer pedagogia emane de sensibilidade, no decorrer do texto Kumaravadivelu lança da mão da concepção de pedagogia linguística onde esta decorra unicamente por intermédio de uma pedagogia da particularidade, sensível ao grupo de aprendizes, para, uma vez imerso num contexto sociocultural, fazer sentido. Sucitando a perspectiva da hermenêutica o auto cita Elliot(1993) retomando a proposta de uma pedagogia significativa que parta de interpretações holísticas de situações particulares, que, não poderão ser melhoradas isoladamente mas sim, de forma unilateral, com todos os personagens no processo de ensino e aprendizagem.
     Ignorar as experiências é também ignorar todo o processo individual do aprendiz, que trazem consigo seus conhecimentos empíricos junto á uma carga social. Tornar irrelevante aspectos culturais e também sociolinguísticos é para Becker’’ Desvalorizar as particularidades que o prórpio autor  descreve como algo adquirido exemplificando com o fato de que não distinguimos pássaros até aprendermos seus nomes e seus sons. As particularidades de cada indivíduo são os construtos que cada um ao longo de sua formação vai somando, refletindo na formação que segundo Kumaravadivelu pode ser tanto um benefício quanto um processo.
     Uma pedagogia de particularidades se mostra com a observação da práticas de ensino no intuito de que se observe o que de fato se mostre eficiente no processo de ensino e o que não, filtrando estas práticas.
     Sobre praticabilidade o autor sintetiza como sendo algo gerado pelo próprio professor, no intuito da geração de uma teoria da prática sobre os resultado observáveis dos elementos funcionais numda dada situação ou contexto no sentido de uma maximização das oportunidades de aprendizado dentro e fora da sala de aula.
     Á luz dos ideais freireanos o a utor aborda a terceira pedagogia, sendo esta a pedagogia da possibilidade, trazendo em questão as relações entre poder e dominação emergentes de quaisquer pedagogia, criando e sustentando desigualdades sociais.
      A autonomia do professor pode também ser encarada como o cerne da didática do pós método onde professores, são por meio de parâmetros  e também por meio de uma proposta de ruptura ao modelo mais tecnicista de ensino tradicional, são encorajados á refletirem sobre suas próprias práticas de ensino.

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