Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade
No
campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a
ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito
dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.
O conceito de método para a didática
que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes
possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos
objetivos pessoais de cada aprendiz. O
conceito de método para o professor Kumaravadivelu
já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a
compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para
uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática,
intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que
também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.
Em seu texto Kumaravadivelu aborda os parâmetros para uma possível didática do pós método,
oferecendo sugestões para sua implementação
mediante uma facilitação num processo de ensino que compreenda aspectos
culturais, sociais e também político. Nesse sentido, em seu texto o autor que,
propondo uma atenção maior aos processos de aprendizagem do aluno, põe também em discussão o empoderamento
por parte dos professores no sentido de que estes, visando uma maior eficiência
da compreensão do assunto lecionado, tenha capacidade de criar suas próprias
teorias de prática, avaliando o que funciona e o que não funciona. O autor
encara o conceito de método não apenas às questões relacionadas a estratégias
de sala de aula mas também a uma ampla gama de particularidades histórico
político direta ou indiretamente influenciam no processo educativo de uma
segunda língua.
Sob o prisma de que qualquer
pedagogia emane de sensibilidade, no decorrer do texto Kumaravadivelu lança da mão da concepção de pedagogia linguística
onde esta decorra unicamente por intermédio de uma pedagogia da
particularidade, sensível ao grupo de aprendizes, para, uma vez imerso num
contexto sociocultural, fazer sentido. Sucitando a perspectiva da hermenêutica o
auto cita Elliot(1993) retomando a
proposta de uma pedagogia significativa que parta de interpretações holísticas
de situações particulares, que, não poderão ser melhoradas isoladamente mas
sim, de forma unilateral, com todos os personagens no processo de ensino e
aprendizagem.
Ignorar as experiências é também ignorar todo
o processo individual do aprendiz, que trazem consigo seus conhecimentos
empíricos junto á uma carga social. Tornar irrelevante aspectos culturais e
também sociolinguísticos é para Becker’’
Desvalorizar as particularidades que o prórpio autor descreve como algo adquirido exemplificando
com o fato de que não distinguimos pássaros até aprendermos seus nomes e seus
sons. As particularidades de cada indivíduo são os construtos que cada um ao
longo de sua formação vai somando, refletindo na formação que segundo Kumaravadivelu pode ser tanto um
benefício quanto um processo.
Uma pedagogia de particularidades
se mostra com a observação da práticas de ensino no intuito de que se observe o
que de fato se mostre eficiente no processo de ensino e o que não, filtrando
estas práticas.
Sobre praticabilidade o autor
sintetiza como sendo algo gerado pelo próprio professor, no intuito da geração
de uma teoria da prática sobre os resultado observáveis dos elementos
funcionais numda dada situação ou contexto no sentido de uma maximização das
oportunidades de aprendizado dentro e fora da sala de aula.
Á luz dos ideais freireanos o a
utor aborda a terceira pedagogia, sendo esta a pedagogia da possibilidade,
trazendo em questão as relações entre poder e dominação emergentes de quaisquer
pedagogia, criando e sustentando desigualdades sociais.
A autonomia do professor pode
também ser encarada como o cerne da didática do pós método onde
professores, são por meio de parâmetros
e também por meio de uma proposta de ruptura ao modelo mais tecnicista
de ensino tradicional, são encorajados á refletirem sobre suas próprias
práticas de ensino.
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