‘’Sem a música,
a vida seria um erro.’’(Friedrich Nietszche)
Muitas abordagens em sala de aula são
provenientes de crenças, oriundas do próprio processo de aprendizagem deste
professor enquanto aluno. Já no ensino médio, o aluno que, com certa
dificuldade, seja ela financeira ou mesmo cognitiva, encontra por meio da
música um caminho menos tortuoso no tocante à compreensão de uma língua
estrangeira, pois, visto que uma fluência se adquire com prática, as letras de
músicas com seus idioletos, figuras de linguagens e as particularidades da
língua falada, tornam uma possível aquisição da linguagem menos complicada,
facilitando o entendimento da língua via seu estado mais natural.
Entendo como crença, percebendo que, sem se
dar conta e relembrando meu próprio processo de aprendizagem, o professor que
pela música adquiriu sua compreensão, inevitavelmente encontra na música uma
opção de transmitir a gramática de uma forma mais lúdica e compreensiva,
contemplando suas variações e estrutura, mas, sobretudo valendo-se do acesso à
música por todos de uma forma ou de outra. Tomo como exemplo a música, pois foi
o que mais me motivou a aprender o idioma inglês, entendendo que a música, além
da percepção das características de
pronúncia e entonação, me trazia também as particularidades de várias formas
possíveis em um diálogo, por exemplo.
Diante das várias abordagens possíveis numa
pedagogia em sala de aula, a música se mostra como uma das opções na aquisição
de idioma, não podendo se fazer como da única opção de um desenvolvimento da
proficiência na língua por parte do aluno.
Após ter aplicado (no ensino médio de uma
escola regular) o ensino da língua por meio da música, me dei conta da facilidade
do exercício e prática da pronúncia da língua inglesa, pela compreensão de
frases curtas presentes na música, úteis para exercícios de compreensão oral e
também escrita.
Desta forma, face á oportunidade da música
como instrumento pedagógico aplicado ao ensino de uma língua estrangeira, me
disponho a desenvolver um projeto em torno das diretrizes e melhoras no que
tange ao ensino de idioma pela música. Quais seus pontos positivos, mensurá-los
de forma qualitativa e quantitativa no que pese a necessidade de um embasamento
teórico maior entorno dos aspectos envolvidos neste processo o de ensino e
aprendizado de idioma possibilitando o desenvolvimento de um mecanismo
avaliativo.
Rui Charles dos Santos
Professor, sou o aluno Marllon bruno do 2º ano do ensino medio, escola nossa senhora aparecida, meu blog :tambemsounerd.blogspot.com
ResponderExcluirBeleza de Creuza Marllon!
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