Pular para o conteúdo principal

Triste, melancólico e real - A metamorfose


Image result for a metamorfose

Escrita em 1912 e publicada três anos depois, A Metamorfose é uma novela escrita pelo alemão Franz Kafka que veio a ser o texto mais conhecido, estudado e citado de sua obra.


O personagem principal, Gregor Samsa, é um caixeiro viajante que abandona sua própria vida para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Ele vive do trabalho e retoma ao domicílio de tempos em tempos para poder visitá-los e descansar. Numa certa manhã, porém, ao acordar para embarcar ao trabalho, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso, tudo leva a crer que seja algo parecido com uma barata gigante. 



Daí em diante temos acesso a toda narrativa, escrita em terceira pessoa por um narrador onisciente, mostrando os acontecimentos que culminaram ao clímax da história (que já sabemos no primeiro parágrafo) e se desenvolve para algo ainda maior.



Triste, melancólico e real, a novela serve perfeitamente em sua função de analogia (misturando ficção e realidade), algo que talvez soasse apelativo se utilizasse como personagem central uma pessoa saudável que adoece e, antes no cargo de provedor, se ver repentinamente na dependência de sua família.



Como um livro curto, não tem muito a ser dito sobre sua história, é mais um retrato psicológico de transformações na relação entre pais e filhos, irmão e irmã, e da família como um todo. No primeiro momento tem-se o medo, num segundo a aceitação, porém com ressalvas de que ninguém o saiba, e finalmente o ódio de ver alguém como um peso desnecessário e a vontade de livrar-se disso.


Se ao menos Gregor pudesse conversar com sua irmã; se lhe tivesse podido agradecer por tudo o que fazia por ele, lhe teriam sido mais leves estes trabalhos que ocasionava e que deste modo tanto lhe faziam sofrer.” Pág. 33

Link do livro:

http://www.culturabrasil.org/zip/metamorfose.pdf



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.        O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.       Em seu texto K...

Animal Farm - A revolução dos bichos(português)

Link para download http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/animaisf.pdf

O uso e o necessário exagero da imaginação no romantismo inglês

         Por vezes a capacidade de criação foi/é pela humanidade utilizada desde sua forma mais simples chegando ao exagero da criatividade humana. Este exagero, no entanto se mostra como algo necessário à medida que numa dualidade entre o cientificismo e o surrealismo os artistas busquem por meio de uma linguagem artística a contemplação da melhor forma de seus sentimentos mais profundos, dando voz ao que teoricamente não pode ser dito nem tão pouco ouvido, a voz do coração.             A verdade para o artista se mostra diferente em essência da verdade buscada pelo cientista a medida que o cientista na busca da razão contemple o caráter lógico da verdade, ou seja, a beleza que para um romântico se mostra num desabrochar de flor aparece teoricamente diferente para o cientista que busca uma certeza lógica matemática. O romantismo desde seus primórdios busca (por meio da imaginação) o existir do algo mais entre o céu e a terra que...