Pular para o conteúdo principal

Blogs e suas discussões

O estrangeiro
http://oestrangeiro.org/

 O blog fala da problemática social em torno da migração que o Brasil vem sofrendo bem como do papel da mídia como algo poderoso e que incita as migrações advindas de outros países. No blog, é notável  a intenção de mostrar que, de fato, o Brasil vem se mostrando cada vez mais um berço acolhedor aos estrangeiros que com suas cargas e influências culturais aportam neste país.

 O Ethos deste blog, se mostra disposto á transmitir ao leitor a real situação migratória no país. Mostra também os problemas e o grande poder de influência que impulsiona o interesse de mais e mais extrangeiros. Percebemos também que mais e mais pessoas encontram na mídia, um fator determinante na escolha de seus destinos.


Realidade, Vivências e Realizações
http://julehmen.blogspot.com.br/2013/05/servico-social-e-realidade-social.html

Trazendo as impressões de quem realmente entende da problemática social em torno dos desafios inerentes à sociedade, o blog aborda a situação de ineficiência de um estado que se atem de seus deveres e expõe à vulnerabilidade quem mais necessita, as classes menos favorecidas.
Aqui, o Ethos se apresenta como um instrumento de alerta, mostrando que quem realmente faz o Serviço Social acontecer não está nos altos postos em altos cargos gozando de todo o poder e privilégios, mas sim, arregaçando as mangas com boa vontade, afim de que se faça acontecer na prática o que se aplica na teoria. São, na maioria das vezes, pessoas atreladas  ao fator social, ligadas e engajadas ao que realmente importa na solução de problemas sociais. É na universidade, problematizando e discutindo a realidade social, que mais se contribui para um futuro sem desigualdade de todos os tipos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.        O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.       Em seu texto K...

O uso e o necessário exagero da imaginação no romantismo inglês

         Por vezes a capacidade de criação foi/é pela humanidade utilizada desde sua forma mais simples chegando ao exagero da criatividade humana. Este exagero, no entanto se mostra como algo necessário à medida que numa dualidade entre o cientificismo e o surrealismo os artistas busquem por meio de uma linguagem artística a contemplação da melhor forma de seus sentimentos mais profundos, dando voz ao que teoricamente não pode ser dito nem tão pouco ouvido, a voz do coração.             A verdade para o artista se mostra diferente em essência da verdade buscada pelo cientista a medida que o cientista na busca da razão contemple o caráter lógico da verdade, ou seja, a beleza que para um romântico se mostra num desabrochar de flor aparece teoricamente diferente para o cientista que busca uma certeza lógica matemática. O romantismo desde seus primórdios busca (por meio da imaginação) o existir do algo mais entre o céu e a terra que...

Teoria do pós método

                 Em ciência, em geral, um método  é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática para atingir um determinado objetivo científico. É n a tentativa de facilitar o avanço de uma educação centrada em aspectos sociais em que o aluno é posto como partícipe de sua própria realidade, que educadores e   educandos são encarados como co exploradores, não só buscando sugestões acerca do desenvolvimento do processo pedagógico, mas também rediscutindo os papéis de cada um, tanto professor quanto aluno.         Essa ideia de rediscussão das práticas em sala de aula, que também transita entre os objetivos e necessidades individuais, se mostra como substrato da busca de um possível aperfeiçoamento do conceito de método pedagógico, em que se seleciona, ordena e se apresenta os itens linguísticos.        ...