Pular para o conteúdo principal

Matrix, Machado de Assis e o infinito espaço azul da gaiola

       Será mesmo que o que julgamos como real faz mesmo parte da realidade? Ou o que se percebe é uma multiplicidade de realidades, criando assim multi realidades partilhadas em cada acordar?                 
      Desde Sócrates, o pai da ponderação e do espírito contestador a ciência põe em questão o significado de realidade e em até certo ponto propondo uma re significação do que se entende como realidade.
        Machado de Assis em seu conto Ideias de Canário, levando o leitor à curiosidade de como um canário poderia falar e até mesmo filosofar sobre questões existenciais. Um canário, que após ter sido liberto de uma loja de penhores no bairro do Cosme Velho, Rio de Janeiro.
         A ilusão enunciativa na obra de Machado de Assis, que sutilmente aproxima sujeito de objeto  é de fato a mesma que confunde nos entre real e ficção. Não obstante, Machado numa possível alusão ao  conceito de caverna proposto no livro O mito da caverna - (Platão), propõe sua ressignificação da realidade por meio de ponderações sobre o que, de fato seria realidade ou se tudo não se trata na verdade de sombras da realidade.
         Contudo, é possível fazer também uma analogia do conto machadiano à trilogia de Matrix, quando as irmãs Wachowski propõem sua ressignificação do real, por meio do que Machado já o fizera á muitos...Viva Machado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.        O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.       Em seu texto K...

Abordagem Comunicativa

       Com foco no aprendiz e na busca de uma comunicação orientada, onde se prioriza o diálogo na aquisição de uma segunda língua, traz notoriedade à abordagem comunicativa justamente sua primazia pelo diálogo, influenciando assim nas didáticas do ensino de línguas  que, desde meados dos anos 70, com o surgimento do intercâmbio,  começavam á ser ponderadas sua s técnicas de ensino e a eficiência delas, exigindo mais e também impulsionando outras abordagens de ensino.          Desde seu início a abordagem comunicativa que suscita a importância do processo comunicativo na aprendizagem deixa claro a necessidade de abordagens que priorizem não só a gramática em si mas aspectos culturais da língua alvo. Consoante a notoriedade da importância das abordagens surgiram também as diretrizes de ensino, separando entre crianças, jovens e posteriormente adultos não por mero viés separatista mas sim para a possibilidade de métodos específicos...

Trilha Aracity Circuito Integração