Após discutido o conceito de letramento(s) e visto que, este conceito se dá pela prática sóciocultural, as orientações das OCEM’s a respeito do ensino de língua extrangeira no nível médio, ressaltam, dentre outros aspectos, a importância de um ensino crítico e também baseado em contínuas análises do aprendiz pelo professor. A medida em que o aluno compreende o caráter dinâmico entre sistematicidade e mutabilidade que acontecem e variam conforme o contexto sociocultural, esse aprendizado, que não obstante, tornará mais significativo seu processo de aprendizagem.
As propostas desenvolvidas pelo OCEM(Orientações
Curriculares para o Ensino Médio), bem como os objetivos dos primeiros, segundos
e terceiros anos do ensino médio, são bem distintas, tendo como objetivo
secundário(ao de propriamente aprender falar uma nova língua) a capacitação do
indivíduo à vivenciar e lidar com a experiência em uma nova cultura, seus
aspectos regionais, etc.
Tendo como leitura, comunicação oral e
escrita, as habilidades fundamentais a serem desenvolvidas no ensino médio, as
OCEM’s propõem que, ao longo destes anos a leitura deve ter continuidade, mas
com perspectivas diferentes, ou seja, ser gradativa, de acordo com o nível de
complexidade do assunto.
Para uma possível solução à questão da
insuficiência de leitura, percebido por meio de estudos em que, apontam esta
ineficiência como reflexo da entrada de novas tecnologias de informação. O que
também remete a reflexão de uma hipótese se, por acaso, não estaria assim,
havendo um distanciamento entre idealizado(teoria) e realizado(prática). Paralelo
a estas avaliações e investigações no campo do letramento e multiletramento,
surgira a necessidade de se levar em conta os novos gêneroso textuais, tais
como; hipertexto, e webstyle.
Nesse caso, de considerarmos a leitura
como letramento, (direcionada e planejada em virtude da realidade do aluno) possibilitará
também não somente uma compreensão pelo aluno da língua, mas sim, uma macro
reflexão sobre sua sociedade, ampliando também, sua visão de mundo.
Leitura crítica e letramento crítico,
recebem conceitos diferentes ao passo que uma se mostre mais eficaz que a outra,
dependendo dos objetivos á serem alcançados. Se na leitura crítica, o que se
busque seja o entendimento das intenções do autor, no letramento crítico as
realidades, que são encaradas como múltiplas e por isso passíveis de
contestação, são também entendidas (e por isso consideradas) as relações de
poder, imanente da proposta textual trabalhada em sala.
Como uma proposta de reformular a
concepção de habilidade, a Comunicação Oral como Letramento propõe, devido às
mudanças, um inventário de materiais, norteando sempre um caminho para o
desenvolvimento pleno da continuidade da proposta de leitura para um
desenvolvimento da comunicação oral. Logo, percebe se que, o pleno entendimento
do tema, sob luz e compreensão da interferência causada pela diversidade do
material utilizado(diálogos, costumes locais, etc), resulta consequentemente
numa comunicação oral mais eficiente, em que pese a possibilidade de contextos
de uso, explanação de aspectos linguístico, dentre outros fatores que facilitam
tornando a prendizagem mais significativa.
Sobre o material didático, nas OCEM’s são
também discutidas as diretrizes no que concerne a uma melhor eficiência do uso
do material didático, sendo este, entendido como um elemento de mediação e que
por isso, sofre um processo de ‘’apagamento’’, tendo vista sua passagem de
instrumento a objeto. Ressalta Orlandi,(1987:22), que[...] não basta saber o
material didático, mas sim, saber manipular o mesmo, pois nem manual nem método
deve ser considerado como um fim, mas sim, um meio, para que se alcançe algo
ainda maior[...]’’
Dessa forma, entende se letramento
como a união que surge entre tema e diversidade resultando assim numa
comunicação oral que sucite formulações de perguntas e respostas, sem deixar de
lado os tempos verbais, níveis de formalidade que, não somente gramática mas
que também, leve em conta aspectos culturais na utilização da língua.
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