Pular para o conteúdo principal

Resumo do livro - Abundadnce - The future is better than you think

Resultado de imagem para abundance book




Se alguém dissesse que nós estamos vivendo uma era de abundância, em que todos os grandes problemas da humanidade estão muito próximos de serem resolvidos, você acreditaria?
Eu não. Ao menos não até ler o excelente livro Abundância: O futuro é melhor do que você imagina, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler.
Nele, os autores afirmam que a humanidade está adentrando um período de transformação radical em que a tecnologia tem o potencial de elevar substancialmente os padrões de vida básicos de todos os habitantes do planeta. Por volta do ano 2040, seremos capazes de fornecer bens e serviços antes reservados para uma minoria rica, a toda e qualquer pessoa que precisar deles. Ou que os desejar.
Eu sei, é difícil acreditar. Especialmente quando tudo o que vemos na imprensa são notícias sobre corrupção, guerra, doenças, intolerância.
Mas há dois fatores a se considerar.
O primeiro é que a imprensa, historicamente, veicula muito mais notícias negativas do que positivas. Durante a faculdade de letras, cansei de escutar o bordão que diz que “desgraça vende jornal”.
O segundo fator, amplamente explorado no livro Abundância, é que nós seres humanos pensamos sempre linearmente, enquanto a tecnologia evolui exponencialmente.
E, vistos pelas lentes da tecnologia, poucos recursos são realmente escassos. A maioria deles é apenas inacessível.
Neste exato momento, é muito provável que você, leitor, tenha em mãos um smartphone com mais recursos de tecnologia do que o Presidente George Bush tinha meros 25 anos atrás, comandando a maior nação do planeta ao fim da Guerra Fria.
E é com essa abundância tecnológica que Diamandis e Kotler enumeram o que devemos ter pela frente nas próximas décadas: nove bilhões de pessoas com água limpa, alimentos nutritivos, moradia acessível, educação personalizada, assistência médica de primeira e energia abundante e não poluente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.        O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.       Em seu texto K...

O uso e o necessário exagero da imaginação no romantismo inglês

         Por vezes a capacidade de criação foi/é pela humanidade utilizada desde sua forma mais simples chegando ao exagero da criatividade humana. Este exagero, no entanto se mostra como algo necessário à medida que numa dualidade entre o cientificismo e o surrealismo os artistas busquem por meio de uma linguagem artística a contemplação da melhor forma de seus sentimentos mais profundos, dando voz ao que teoricamente não pode ser dito nem tão pouco ouvido, a voz do coração.             A verdade para o artista se mostra diferente em essência da verdade buscada pelo cientista a medida que o cientista na busca da razão contemple o caráter lógico da verdade, ou seja, a beleza que para um romântico se mostra num desabrochar de flor aparece teoricamente diferente para o cientista que busca uma certeza lógica matemática. O romantismo desde seus primórdios busca (por meio da imaginação) o existir do algo mais entre o céu e a terra que...

Teoria do pós método

                 Em ciência, em geral, um método  é constituído por uma série de passos codificados que se têm de tomar, de forma mais ou menos esquemática para atingir um determinado objetivo científico. É n a tentativa de facilitar o avanço de uma educação centrada em aspectos sociais em que o aluno é posto como partícipe de sua própria realidade, que educadores e   educandos são encarados como co exploradores, não só buscando sugestões acerca do desenvolvimento do processo pedagógico, mas também rediscutindo os papéis de cada um, tanto professor quanto aluno.         Essa ideia de rediscussão das práticas em sala de aula, que também transita entre os objetivos e necessidades individuais, se mostra como substrato da busca de um possível aperfeiçoamento do conceito de método pedagógico, em que se seleciona, ordena e se apresenta os itens linguísticos.        ...