Pular para o conteúdo principal

Resumo do livro - Abundadnce - The future is better than you think

Resultado de imagem para abundance book




Se alguém dissesse que nós estamos vivendo uma era de abundância, em que todos os grandes problemas da humanidade estão muito próximos de serem resolvidos, você acreditaria?
Eu não. Ao menos não até ler o excelente livro Abundância: O futuro é melhor do que você imagina, de Peter H. Diamandis e Steven Kotler.
Nele, os autores afirmam que a humanidade está adentrando um período de transformação radical em que a tecnologia tem o potencial de elevar substancialmente os padrões de vida básicos de todos os habitantes do planeta. Por volta do ano 2040, seremos capazes de fornecer bens e serviços antes reservados para uma minoria rica, a toda e qualquer pessoa que precisar deles. Ou que os desejar.
Eu sei, é difícil acreditar. Especialmente quando tudo o que vemos na imprensa são notícias sobre corrupção, guerra, doenças, intolerância.
Mas há dois fatores a se considerar.
O primeiro é que a imprensa, historicamente, veicula muito mais notícias negativas do que positivas. Durante a faculdade de letras, cansei de escutar o bordão que diz que “desgraça vende jornal”.
O segundo fator, amplamente explorado no livro Abundância, é que nós seres humanos pensamos sempre linearmente, enquanto a tecnologia evolui exponencialmente.
E, vistos pelas lentes da tecnologia, poucos recursos são realmente escassos. A maioria deles é apenas inacessível.
Neste exato momento, é muito provável que você, leitor, tenha em mãos um smartphone com mais recursos de tecnologia do que o Presidente George Bush tinha meros 25 anos atrás, comandando a maior nação do planeta ao fim da Guerra Fria.
E é com essa abundância tecnológica que Diamandis e Kotler enumeram o que devemos ter pela frente nas próximas décadas: nove bilhões de pessoas com água limpa, alimentos nutritivos, moradia acessível, educação personalizada, assistência médica de primeira e energia abundante e não poluente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Métodos, Pos métodos e seus três principais parâmetros pedagógicos – Particularidade, Praticidade e Possibilidade

       No campo da pedagogia, as duas principais mudanças dos anos 90 foram, sem dúvida, a ênfase na necessidade de ir além dos limites do conceito de método, que, corroborou com as reflexões a respeito dos limites no campo do ensino de línguas estrangeiras.        O conceito de método para a didática que há tempos se mostra obsoleto e ineficiente, em meio à diferentes possibilidades com diferentes metodologias e por conseguinte mais próximas dos objetivos pessoais de cada aprendiz.  O conceito de método para o professor Kumaravadivelu já não consegue dar conta dos processos didáticos atuais necessários para a compreesão de uma segunda língua, não a apenas para a compreensão, mas também para uma proficiência capaz de suprir cecessidades comunicativas de forma prática, intuitiva e que não abarque apenas o campo da gramática normativa, mas que também enxergue e ponha o aprendiz como o centro da questão.       Em seu texto K...

Abordagem Comunicativa

       Com foco no aprendiz e na busca de uma comunicação orientada, onde se prioriza o diálogo na aquisição de uma segunda língua, traz notoriedade à abordagem comunicativa justamente sua primazia pelo diálogo, influenciando assim nas didáticas do ensino de línguas  que, desde meados dos anos 70, com o surgimento do intercâmbio,  começavam á ser ponderadas sua s técnicas de ensino e a eficiência delas, exigindo mais e também impulsionando outras abordagens de ensino.          Desde seu início a abordagem comunicativa que suscita a importância do processo comunicativo na aprendizagem deixa claro a necessidade de abordagens que priorizem não só a gramática em si mas aspectos culturais da língua alvo. Consoante a notoriedade da importância das abordagens surgiram também as diretrizes de ensino, separando entre crianças, jovens e posteriormente adultos não por mero viés separatista mas sim para a possibilidade de métodos específicos...

Trilha Aracity Circuito Integração